O mês de maio deste ano foi lotado de acontecimentos importantes no mundo esportivo. O Paris Saint-Germain conquistou a primeira Champions League da história, Carlo Ancelotti assumiu a Seleção Brasileira, e o pentacampeão com o Brasil, Lúcio, correu risco de vida após acidente com uma lareira ecológica.
Em série de retrospectiva de 2025, o Metrópoles reúne um compilado do que aconteceu de mais relevante em cada mês e estes foram os eventos que marcaram o 5º do ano.
PSG conquista a Europa
A Allianz Arena, na Alemanha, foi o palco da conquista inédita do Paris Saint-Germain, em 31 de maio. O clube francês atropelou a Inter de Milão na decisão da Champions League, por 5 x 0. Os gols foram de autoria de Hakimi, Doué duas vezes, Kvaratskhelia e Mayulu.Play Video
Com o placar, o PSG instaurou uma nova marca de maior goleada na final da competição. Esta conquista da orelhuda ainda se sagrou como a segunda de Luis Enrique enquanto técnico.
Ancelotti na Seleção
Após a dispensa de Dorival Júnior no comando da Seleção, a CBF anunciou Carlo Ancelotti como novo treinador da equipe verde e amarela no dia 12 de maio. Um dos técnicos mais premiados da história, com 31 títulos, se despediu do Real Madrid após quatro anos à frente do time.
Carleto foi oficialmente apresentado em 26 de maio, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. No evento, já realizou a primeira convocação para decidir o time que entraria em campo em junho, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.
Com a temporada encerrada, o treinador comandou a Seleção em oito oportunidades. Foram quatro vitórias, duas derrotas e dois empates.
Lúcio sofre grave queimadura
O zagueiro pentacampeão com o Brasil, em 2002, foi vítima de um acidente grave em 15 de maio deste ano. Lúcio foi hospitalizado após sofrer queimaduras em um acidente doméstico com uma lareira, que o deixou com 18% do corpo queimado. Seis dias depois ele foi transferido a um hospital especializado, em Porto Alegre.
Em entrevista ao Metrópoles, Lúcio afirmou que mesmo medicado, no hospital, não era possível conter a dor na hora da troca de curativos e declarou que foram os piores minutos da vida dele. Ele recebeu alta em 4 de junho e relatou boa recuperação.
Augusto Melo indiciado e afastado
Em 26 de maio aconteceu o primeiro passo que levaria ao impeachment de Augusto Melo como presidente do Corinthians. Após a votação comandada pelo Conselho Deliberativo do Corinthians, Melo foi afastado temporariamente do cargo.
Isto aconteceu após o então presidente ter sido indiciado pela Polícia Civil de São Paulo por associação criminosa, furto qualificado e lavagem de dinheiro. A patrocinadora master do Corinthians, VaideBet, estaria envolvida no caso. A denúncia foi acatada pelo Ministério Público, que pediu R$ 40 milhões de indenização ao clube.
O vice Osmar Stabile assumiu a presidência interina do clube e está na cadeira até o momento.
Tottenham conquista Liga Europa
Em 21 de maio, o Tottenham encerrou um jejum de 17 anos sem levantar uma taça. Os Spurs venceram o Manchester United na final da Liga Europa, disputada em Bilbao, na Espanha. Brennan Johnson foi o autor do gol que garantiu o triunfo por 1 x 0 e o título para o clube de Londres.
Os Spurs cravaram o tricampeonato na competição continental, sendo as outras duas em 1971/72 e 1983/84. Além disso, a última vez que o Tottenham havia ganhado algum título foi em 2008, quando venceu a Copa da Liga Inglesa contra o Chelsea.







