Os agentes de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) apreenderam, na madrugada de sábado, 20, uma motocicleta roubada, modelo Biz, de cor vermelha, com placa adulterada, que era conduzida por um homem não habilitado, no município de Porto Nacional.
A ação ocorreu durante as operações Boas Festas e Lei Seca Nacional, realizadas simultaneamente em parceria com a Polícia Militar do Tocantins (PMTO). As operações têm como objetivo coibir crimes de trânsito, especialmente aqueles relacionados à condução sob influência de álcool, além de reduzir sinistros e mortes nas vias.
Identificação da motocicleta
A abordagem aconteceu por volta das 0h20, na Avenida Sergipe, no Setor Novo Planalto. Durante uma blitz repressiva, os agentes solicitaram que o condutor encostasse o veículo. O motorista demonstrou relutância em obedecer à ordem e apresentou sinais de tentativa de fuga, sendo necessário o apoio da equipe da Polícia Militar para contê-lo.
Na sequência, os agentes realizaram consulta aos sistemas do Detran/TO e constataram que a motocicleta possuía registro de roubo, além de estar com a placa adulterada. A combinação de letras e números correspondia a outra motocicleta, que também constava como roubada. Foi verificado ainda que o condutor não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Registro da ocorrência e encaminhamento
Após a abordagem, o infrator foi encaminhado à 11ª Central de Atendimento da Polícia Civil, em Porto Nacional, onde foi registrado o Boletim de Ocorrência. Em seguida, ele foi conduzido ao presídio, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Balanço das operações
Além da PMTO, o Detran/TO atua em conjunto com a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) e a Guarda Municipal de Araguaína (GMA) nas operações Boas Festas e Lei Seca Nacional.
O órgão mobilizou 40 agentes de trânsito, distribuídos em 12 viaturas, que, juntamente com outros 34 integrantes das forças de segurança, atuam nos municípios que integram os polos de fiscalização do Detran/TO: Araguatins, Araguaína, Xambioá, Colinas, Guaraí, Colmeia, Pedro Afonso, Miracema, Miranorte, Palmas, Lajeado, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Gurupi, Formoso do Araguaia e Arraias.
Entre sexta-feira, 19, e este domingo, 21, foram abordados 1.150 veículos. Desse total, 40 foram removidos por irregularidades. Também foram realizados 650 testes do etilômetro, dos quais 37 apresentaram resultado positivo; 23 deles foram autuados pela infração de dirigir sob a influência de álcool; e 14 pelo crime de embriaguez, que acontece quando o equipamento detecta uma concentração de álcool igual ou superior de 0,34 no organismo do condutor.





