A semana que começa nesta segunda-feira (15/12), a última da primavera, deve ser de chuvas intensas e instabilidades pelo país. De acordo com o Climatempo, os temporais “voltam a ganhar força” por causa do tempo instável. “A combinação entre o avanço de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil, a atuação de uma área de baixa pressão e o excesso de calor e umidade na atmosfera favorece a formação de nuvens carregadas, pancadas de chuva intensas e temporais em diferentes regiões”, diz o órgão.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas meterorológicos para quase todo o território nacional. Apenas os estados de AL, CE, PB, PE, PI, RN, RR e SE não estão sob alerta para chuvas intensas. Os avisos são de perigo potencial e perigos, representados pelas cores amarela e laranja, respectivamente.
São esperadas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos de 40 a 60 km/h, com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Em algumas áreas das regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e do norte do Paraná, porém, o alerta é laranja, o que indica chuvas mais fortes. Essa área engloba as capitais Porto Velho, Manaus, Cuiabá, Goiânia e Belo Horizonte.
Padrão de verão
De acordo com o órgão de meteorologia, nos próximos dez dias as chuvas devem sustentar “um padrão típico dos meses de verão, com precipitação generalizada e um canal de umidade organizado do centro para o norte do território brasileiro, onde devem ocorrer os maiores volumes de precipitação”.
“No Sul do país, a frente fria avança e provoca chuva em grande parte da região. No Rio Grande do Sul, especialmente no oeste e no interior do estado, há previsão de chuva moderada a forte, com volumes elevados e risco de temporais”, afirma a Climatempo.
Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e de descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Há ainda um alerta amarelo de baixa umidade, válido até as 10h, para parte da Região Nordeste, abrangendo áreas dos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
É esperada uma umidade relativa do ar entre 30% e 20%, com baixo risco de incêndios florestais e danos à saúde. O Inmet orienta beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e evitar exposição ao sol nos períodos mais quentes do dia.







