Rogério de Oliveira/Governo do Tocantins
A Polícia Civil do Tocantins, por meio da Divisão de Repressão a Narcóticos (Denarc), de Palmas e Araguaína, juntamente com outras Divisões Especializadas do Estado, participou ativamente das ações da Operação “NARKE 5”, ao longo de todo o mês de novembro.
A Ação nacional de enfrentamento ao narcotráfico foi coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (DIOPI) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), por meio da RENARC – Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento ao Narcotráfico e resultou na apreensão de expressiva quantidade de substâncias entorpecentes, armas de fogo e na prisão de pessoas envolvidas com o tráfico no Tocantins.
Realizada entre 3 e 28 de novembro de 2025, a NARKE 5 mobilizou as Polícias Civis de todo o país e impôs prejuízo superior a R$ 242 milhões de reais ao crime organizado. Em âmbito nacional, a operação resultou na apreensão de 10,6 toneladas de drogas, de diferentes espécies, além de 29.440 unidades de substâncias sintéticas, 161 armas de fogo — incluindo 18 fuzis — além de grande quantidade de munições. Ao todo, foram cumpridos 682 mandados de busca e apreensão e efetuadas 934 prisões de indivíduos envolvidos como tráfico de drogas em outros crimes conexos.
No Tocantins, as ações foram coordenadas pela Diretoria de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO) e foram realizadas pela 1ª DENARC -Palmas. No decorrer do mês, também foram deflagradas várias ações em diferentes municípios do estado, as quais contaram com apoio da 2ª Denarc de Araguaína, bem como da 1ª DENARC;12ª DP – Augustinópolis; 6ª Divisão Especializada de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (6ª DEIC – Paraíso), 7ª DEIC – Porto Nacional ; 8ª DEIC – Gurupi; Delegacia DIP, e Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC). As unidades mencionadas realizaram ações de investigação e repressão ao tráfico de drogas, contribuindo diretamente para os resultados consolidados da operação.
A RENARC, coordenada pela DIOPI/Senasp, promove a articulação nacional entre unidades especializadas, padroniza procedimentos, compartilha informações estratégicas e potencializa operações integradas, fortalecendo o enfrentamento qualificado ao narcotráfico em todo o Brasil.
Ao comentar os resultados obtidos por meio de ações da NARKE V no Tocantins, o delegado Alexander Pereira da Costa, da 1ª DENARC -Palmas, enfatizou que o trabalho integrado da PC/TO na referida operação, culminou em várias prisões de suspeitos e na apreensão de grande quantidade de substâncias entorpecentes. “Trata-se de uma operação de alcance nacional que ocorreu em todos os estados da federação, resultando em ações que ajudaram a promover a segurança e a redução do tráfico de drogas em Palmas e várias cidades do Tocantins”, frisou.
Já o delegado Afonso Lyra, chefe da Diretoria de Combate a Corrupção e ao Crime Organizado celebrou os bons resultados obtidos por meio da NARKE V e destacou a integração das Unidades Especializadas da PC/TO como um fator diferencial para o sucesso da operação.
“As unidades especializadas da PC/TO realizaram um excelente trabalho no âmbito da operação Narke V, o que refletiu diretamente nas prisões e apreensões efetuadas. O apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, também foi importante para o êxito das ações no Tocantins. Desse modo, parabenizo a todos os policiais civis envolvidos nesta operação nacional que deixa o Tocantins ainda mais seguro”, frisou.
A Polícia Civil do Tocantins reafirma seu compromisso permanente com o combate ao tráfico de drogas e a desarticulação de organizações criminosas.







