O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o alerta máximo de chuvas para 191 cidades brasileiras (imagem em destaque) até 23h59 desta quinta-feira (4/12). O aviso atinge parte dos estados de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo.
O alerta do Inmet foi classificado como de “grande perigo”, com possibilidade de chuva superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia.
“Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco”, informa o Inmet.
O alerta do Inmet atinge as regiões do Vale do Rio Doce, central espírito-santense, noroeste espírito-santense, Jequitinhonha, litoral norte espírito-santense, Vale do Mucuri, sul baiano, zona da mata, região metropolitana de Belo Horizonte e sul espírito-santense. Clique aqui para conferir os 191 municípios atingidos.
Confira as instruções do Inmet para os moradores das cidades afetadas:
- Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia.
- Observe alteração nas encostas.
- Permaneça em local abrigado.
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
O alerta vermelho do Inmet significa que “estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional”, com “grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”, de acordo com o instituto.







