Os estudantes tocantinenses escreveram um dos capítulos mais emocionantes da trajetória do Estado nas Paralimpíadas Escolares. Em São Paulo, os representantes do Tocantins mostraram que o esporte é capaz de transformar desafios em conquistas e em mudança de vida. Ao longo de duas semanas, eles conquistaram 79 medalhas e quebraram quatro recordes nacionais, demonstrando a determinação e a força de cada paratleta.
A delegação do Tocantins, coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), contou com 82 integrantes, entre atletas e equipe técnica. Os competidores, com idades entre 11 e 17 anos, disputaram provas de atletismo, natação, tênis de mesa, parabadminton e bocha.
Neste ano, as Paralimpíadas Escolares foram realizadas no Centro Paralímpico Brasileiro em duas etapas. Na primeira etapa, de 18 a 21 de novembro, dedicada às competições do atletismo, os tocantinenses chegaram à impressionante marca de 62 medalhas. Mas a jornada não parou por aí. Na semana seguinte, o Tocantins voltou a brilhar nas modalidades de natação, tênis de mesa, bocha e parabadminton, com 17 pódios.
Recordes e destaques nacionais
Nas quadras de tênis de mesa, bocha e parabadminton os tocantinenses mostraram muito talento. Nas piscinas, as braçadas firmes dos nadadores levaram o Estado ao pódio 11 vezes. No atletismo, as disputas foram marcadas por explosões de velocidade, saltos precisos e arremessos que desafiaram a gravidade.
Além de subirem ao pódio, três tocantinenses cravaram seus nomes na história, batendo recordes nacionais no atletismo. Diego Ribeiro Costa, estudante do Centro de Ensino Médio Antônio Póvoa, de Dianópolis, é o novo recordista na prova dos 400m (T44 – Sub18), com o tempo de 00:57.37.
Já Edivan Sousa Pinheiro, da Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, de Palmas, fez a melhor marca do Brasil no arremesso de peso (categoria F35 – Sub14), com 6,64m. João Pedro Gomes Cavalcante, do Colégio Militar Santa Terezinha, de Miracema, arremessou 8,19m e consagrou-se com o melhor da história das Paralimpíadas (categoria F13 – Sub18).
Medalhista nas quatro provas que competiu (dois ouros e duas pratas), Maria Flávia Fernandes deixa uma mensagem de incentivo para os estudantes que ainda não praticam esporte. “Não se envergonhe de sua deficiência. Você pode chegar muito além do que pode imaginar, pode ter muitas oportunidades, assim como eu tive. Você vai conhecer pessoas com a mesma deficiência que você tem e pode escolher uma modalidade que você se identifica. Eu posso dizer que vale a pena. É muito bom”, garantiu.
Superação
Evelyn de Sousa Alves, da Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, conquistou duas pratas no atletismo e é prova de que o esporte transforma histórias de jovens com trajetórias marcadas por coragem e superação. Em sua terceira participação, ela já enfrentou muitos desafios para chegar às Paralimpíadas.
Em 2023, às vésperas das competições, a estudante teve uma complicação de saúde que a deixou sem os movimentos das pernas e a impossibilitou de competir. Depois de tratada, ela intensificou os treinamentos e, de lá para cá, transpôs muitas barreiras e contabiliza muitas vitórias desde então.
“A minha primeira experiência foi incrível, fiz novas amizades, aprendi muitas coisas novas e percebi o quanto somos fortes. Nas competições, bati recordes e ganhei medalhas. Essa é a terceira vez em São Paulo e foi um ano de muito aprendizado, e percebi cada esforço que tenho passado de lá até aqui”, relatou.
Experiências marcantes
Carregando nos ombros a expectativa de representar suas escolas e todo o Tocantins, muitos dos estudantes também vivem sua primeira experiência longe de casa na competição nacional. Divina Neila Silva Dias, treinadora da equipe da Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, relata como é para seus alunos a participação no evento e ressalta que o resultado é fruto de meses de treinos, disciplina e da esperança de mudar destinos por meio do esporte.
“Eles ficam ansiosos pra viajar de avião, passar uma semana num hotel bom, de passear e também, além de tudo, competir. Quando eles chegam na escola com essas medalhas eles ficam felizes e se sentem acolhidos, valorizados e passam a ser inspiração para as outras crianças. Neste ano, meus atletas tiveram uma participação muito boa, ganharam sete medalhas: três de bronze, cinco de prata e duas de ouro. A cada ano que passa, nós estamos investindo mais nos treinamentos para que eles possam alçar voos mais altos”, destacou.
A chefe da delegação, Thaís Gabrielle Martins, destaca que o Tocantins encerra as Paralimpíadas Escolares 2025 com o sentimento de missão cumprida. “Cada atleta volta maior do que quando saiu, não só pelas medalhas, mas pela certeza de que é possível tornar sonhos em realidade. Ver nossos estudantes com tanta determinação nos enche de orgulho e nos confirma que estamos no rumo certo. O Tocantins tem talentos extraordinários, e nosso compromisso é continuar oferecendo oportunidade, estrutura e acolhimento para que eles cheguem cada vez mais longe”, enfatizou.
Apoio ao paradesporto escolar
A excelente campanha é resultado de um trabalho contínuo das unidades de ensino, apoiado pelas famílias e fortalecido pelo Governo do Tocantins. Por meio da Seduc, a gestão ampliou investimentos em treinamentos, materiais esportivos, transporte das delegações, suporte técnico e participação em eventos nacionais. A realização dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets) e o Programa Esporte na Escola são algumas das iniciativas de incentivo à prática esportiva para os estudantes com deficiência.
Com o retorno da delegação, o titular da Seduc, Hercy Jackson, destacou a relevância do apoio governamental para promover a inclusão por meio do esporte na escola. “Os paratletas do Tocantins deixaram claro que as deficiências não definem limites e que essas sementes florescerão em futuras gerações de campeões. O Tocantins se orgulha de todos os participantes que defenderam nosso Estado com tanta garra e que inspiram outros estudantes. Seguiremos investindo nas ações que oportunizam todas essas histórias de superação e de vidas transformadas por meio do esporte na escola”, assegurou o secretário da Educação.
Confira o quadro de medalhas:
Medalhas de Ouro
- Marcos Alexandre Barbosa — Arremesso de peso (Sub14 F20)
- Marcos Paulo Martins Carvalho Ribeiro — Lançamento de pelota (Sub14 F21)
- Uenzo Fernandes Oliveira — Lançamento de pelota (Sub14 F13)
- Marcos Felipe Rochas Rodrigues — Lançamento de club (Sub18 F31)
- Diego Ribeiro Costa — Prova de velocidade (Sub18 T44)
- Ramon Gonçalves da Silva — Lançamento de dardo (Sub18 F37)
- João Pedro Gomes Cavalcante — Lançamento de pelota (Sub18 F13)
- Edivaneide Silva dos Santos — 200m (Sub16 T44)
- Edivan Sousa Pinheiro — Lançamento de pelota (Sub14 F35)
- Pietro Cabral — Lançamento de pelota (Sub14 F36)
- Geovanny Henrique Neres — Lançamento de disco (Sub18 F44)
- Diego Ribeiro Costa — Arremesso de peso (Sub18 F33)
- Isabella Christyna Miranda Costa — 100m (Sub18 T20)
- Edivaneide Silva dos Santos — 100m (Sub16 T44)
- Islane de Sousa Soares — Lançamento de dardo (Sub18 F37)
- Evelly Vitória Ribeiro — 100m (Sub16 F36)
- Edivaneide Silva dos Santos — Salto em distância (Sub16 T44)
- Abner Ribeiro Andrade — 100m (Sub16 T37)
- Diego Ribeiro Costa — 400m (Ouro e recorde) (Sub18 T44)
- João Pedro Gomes Cavalcante — Arremesso de peso (Ouro e recorde) (Sub16 F13)
- Edivan Sousa Pinheiro — Arremesso de peso (Ouro e recorde) (Sub14 F35)
- João Pedro Gomes Cavalcante — 100m (Sub18 T13)
- João Pedro Alves Dias — Arremesso de peso (Sub16 F44)
- Maria Flávia Fernandes — Natação 50m livre (S5) – 15/16 anos
- Maria Flávia Fernandes — Natação 100m livres (S5) – 15/16 anos
- Bruno Gabriel Damasceno — Natação 400m (S6) – 14 anos
- Bruno Gabriel Damasceno — Natação 50m livre (S6) – 14 anos
- João Pedro Coimbra — Tênis de mesa duplas – classe TT9/10 – 11 a 13 anos
- João Pedro Coimbra — Tênis de mesa individual – classe TT9/10
Medalhas de Prata
- Davi Asaf da Mata Cavalcante — Lançamento de pelota (Sub14 F37)
- Sarah de Sousa Lima — 200m (Sub13 T35)
- João Pedro Alves Dias — Salto em distância (Sub16 T44)
- Davi Asaf da Mata Cavalcante — Salto em distância (Sub14 F37)
- Erik da Silva Vasconcelos Luz — Arremesso de peso (Sub16 F37)
- Lançamento de dardo masculino — Prova geral (Sub18 F13)
- Ramon Gonçalves da Silva — 1.500m (Sub18 T37)
- Sarah de Sousa Lima — Salto em distância (Sub16 T35)
- Sarah de Sousa Lima — 100m (Sub16 T35)
- Eduarda Gabryelle Luz da Silva — Salto em distância (Sub14 F20)
- Eduarda Gabryelle Luz da Silva — Arremesso de peso (Sub14 F20)
- Yasmim Lopes Reis — Arremesso de dardo (Sub16 F41)
- Evelly Vitória Ribeiro — Arremesso de peso (Sub16 F36)
- Islane de Sousa Soares — Arremesso de peso (Sub18 F37)
- Evelyn de Sousa Alves — Lançamento de dardo (Sub16 F35)
- Pietro Cabral — 100m (Sub14 T36)
- Erik da Silva Vasconcelos Luz — 100m (Sub16 T37)
- Abner Ribeiro Andrade — Lançamento de dardo (Sub16 F37)
- Yasmim Lopes Reis — Arremesso de peso (Sub16 F41)
- Evelyn de Sousa Alves — Lançamento de disco (Sub16 F35)
- Marcos Paulo Martins Carvalho Ribeiro — Arremesso de peso (Sub14 F21)
- Brenno Campelo Glória — Salto em distância (Sub16 T20)
- Geovanny Henrique Neres Lima — Arremesso de peso (Sub16 F44)
- Maria Flávia Fernandes — Natação 50m costas (S5) – 15/16 anos
- Maria Flávia Fernandes — Natação 200m livres (S5) – 15/16 anos
- Yasmim Carvalho — Natação 100m costas (S21) – 14 anos
- Yasmim Carvalho — Natação 200m livre (S21)
- Davi Alister — Tênis de mesa Duplas – (classe TT11)
Medalhas de Bronze
- Evelly Vitória Ribeiro — 200m (Sub16 T36)
- Ramon Gonçalves da Silva — 800m (Sub18 F37)
- João Pedro Alves Dias — 100m (Sub16 T44)
- Jakeline Pereira Silveira — Arremesso de peso (Sub18 F33)
- Ana Vitória Sousa de Oliveira — 100m (Sub14 T38)
- Marcos Paulo Martins Carvalho Ribeiro — Salto em distância (Sub14 T21)
- Ana Vitória Sousa de Oliveira — 60m (Sub14 T38)
- Eduarda Gabryelle Luz da Silva — 60m (Sub14 F20)
- Eloá Gomes de Carvalho — Arremesso de peso (Sub14 F46)
- Marcos Alexandre Barbosa — Salto em distância (Sub14 T20)
- Jesionita Dias Pereira Apinajé — 400m (Sub18 T20)
- Isabella Christyna Miranda Costa — 400m (Sub18 T20)
- Pietro Cabral — 60m (Sub14 T36)
- Davi Asaf da Mata Cavalcante — 60m (Sub14 F37)
- Erik da Silva Vasconcelos Luz — Salto em distância (Sub16 T37)
- Geovanny Henrique Neres Lima — Lançamento de dardo (Sub16 F44)
- Bruno Gabriel Damasceno — natação 100m costas (S6) – 14 anos
- Bruno Gabriel Damasceno — natação 50m livre (S6) – 14 anos
- Michel da Silva Sousa — Parabadminton (classe S17) – 11 a 13 anos
- Elloah Santos Martins — Parabadminton (classe física) – 14 a 17
- João Emmanuel Moura – Tênis de mesa individual (classe TT 9/10)
- Davi Alister — Tênis de mesa individual – (classe TT11)
A professora Divina Neila com os estudantes medalhistas da Escola Estadual Maria dos Reis Alves, de Palmas, que acumularam sete medalhas e um recorde nacional – Italo Albert/ Governo do Tocantins file_download
Medalhistas do tênis de mesa, João Pedro Coimbra e Davi Alister, comemoraram as vitórias – Ítalo Albert/Governo do Tocantins file_download
Equipe do segundo bloco voltou ao Tocantins com 17 medalhas e muitas histórias para contar – Italo Albert/ Governo do Tocantins file_download
A chefe da delegação, Thais Gabrielle Martins celebrou a excelente campanha com os estudantes – Italo Albert/ Governo do Tocantins file_download
Equipe da bocha mostrou garra e determinação nos três dias de embates – Ítalo Albert/Governo do Tocantins file_download
Na natação, Yasmim Carvalho, Maria Flávia Fernandes e Bruno Gabriel Coelho somaram 11 medalhas para o Tocantins – Ítalo Albert/Governo do Tocantins file_download







