Três alunas do Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco, localizado na cidade de Paranã, foram classificadas para participarem da Imersão Científica 2026, do Programa Futuras Cientistas, do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene). São elas, Suellen Cristina Bernardes de Moura, Michelly Rodrigues Pereira e Darlene Soares de Sousa. Elas vão participar do projeto “Inteligência artificial para o bem de todos”. As atividades da imersão serão realizadas no período de 5 a 30 de janeiro.
O programa Futuras Cientistas conecta alunas do ensino médio à pesquisa científica por meio de experiências práticas, mentoria e formação cidadã. Na imersão do próximo ano, foram destinadas 470 vagas. As alunas receberão um auxílio no valor de R$ 300,00, e o certificado com 80 horas aula.
O módulo imersão científica do programa Futuras Cientistas direciona os estudos para o desenvolvimento do pensamento e de atividades científicas transdisciplinares das Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEM) e é destinado a alunas que estão cursando a 2ª série do ensino médio e professores de escolas públicas estaduais que atuam no ensino médio.
A estudante Suellen, 17 anos, está com muita expectativa para participar da imersão com professores renomados. “Estou muito grata de ter sido aprovada. Será um desafio, mas estou preparada para aprender e contribuir para a comunidade cientista. Essa conquista me levará a novas oportunidades de aprender e desenvolver habilidades importantes para minha carreira”, contou.
A jovem Darlene, 17 anos, destacou a sua alegria em fazer parte do programa. “É uma conquista muito importante e uma oportunidade de aprendizado”, frisou.
A aluna Michelly, 16 anos, destacou as oportunidades que a imersão lhe proporcionará. “Fiquei honrada em ter sido aprovada. Eu acredito que será uma nova descoberta de aprendizados”, comentou.
As professoras de Matemática, Karitta Luana Marques Galvão e Agnês Costa Nunes, foram responsáveis pela inscrição das estudantes e por inspirar a ampliar os estudos na área das Ciências.
“Eu estou extremamente orgulhosa e emocionada em compartilhar que nossas alunas foram selecionadas para a imersão científica 2026. É um momento de grande alegria e realização para mim, como professora, ver o talento e a dedicação delas sendo reconhecidos. Essas jovens cientistas em formação demonstram um potencial incrível e uma paixão pela ciência que é inspiradora”, frisou a professora Karitta.
Numa análise da Comissão Organizadora, tendo como referências os 10 anos de programa, das estudantes que participaram do Futuras Cientistas, 70% foram aprovadas em vestibulares e 80% optaram por cursos nas áreas de ciência e tecnologias.
O programa Futuras Cientistas estimula o interesse e promove a participação das mulheres e professoras e estudantes do ensino médio, nas áreas de ciências e tecnologias, por meio de sua aproximação a centros tecnológicos e instituições de ensino e pesquisa.
Edição: Ana Luiza da Silva Dias/Governo do Tocantins







