Virgínia Fonseca dançou um ponto de macumba durante uma apresentação da Grande Rio, no último domingo (30/11). O termo se refere aos cânticos — ou “pontos cantados” — usados em rituais de Umbanda para estabelecer conexão com entidades espirituais, como orixás e guias.
A escola de Duque de Caxias levará para a avenida um enredo inspirado no manguebeat, movimento cultural surgido em Recife, no início dos anos 1990, que mistura ritmos regionais, como o maracatu, com rock, hip-hop e música eletrônica.
Antes de entoar o samba-enredo de 2026, a agremiação apresentou um ponto dedicado à orixá Nanã, associada ao mangue no Candomblé e na Umbanda.
Mesmo sendo católica, Virginia dançou durante o momento e o vídeo acabou viralizando nas redes sociais. “Não paro de rir, ela tendo que aturar só sequência de samba de macumba”, comentou uma pessoa. “Agora cantando o samba do Exu! A Virginia Tigrinho vai enfartar!”, compartilhou outro internauta”.
“A Virginia me intriga muito porque ela sempre foi ‘dadeira’, maria chuteira, funkeira, tudo o que a ‘família tradicional’ odeia, mas, por incrível que pareça, as velhas amam ela a ponto de ignorarem que ela está sambando ponto de macumba seminua no Carnaval (que eles falam que é do diabo)”, questionou um terceiro internauta.







