As mudanças climáticas se consolidaram como um tema de preocupação para o produtor brasileiro. Segundo a 9ª Pesquisa da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA), 86% dos produtores acreditam que eventos extremos, como chuvas mais fortes, secas prolongadas e temperaturas mais altas terão algum tipo de impacto na produção das suas propriedades nos próximos anos e décadas.
O estudo abrange hábitos de mídia, padrões de compra, conectividade, adoção tecnológica, percepções ambientais, dentre outros tópicos extremamente importantes para a construção de estratégias mais eficazes.
“O produtor rural brasileiro reconhece os efeitos do clima no seu dia a dia e busca informações e ferramentas que o ajudem a enfrentar esses desafios com segurança. A pesquisa também mostra que, quando há orientação técnica e condições adequadas, o produtor tende a avançar na adoção de novas práticas para reduzir os danos e garantir a produtividade. Mais que uma mera informação de percepção, esse dado pode ser um grande trunfo para as marcas desenharem suas estratégias para os próximos anos”, diz em nota, o presidente da ABMRA, Ricardo Nicodemos.
Os dados mostram que 72% dos produtores já adotam procedimentos ou técnicas voltadas a melhorar a eficiência no uso de insumos e reduzir impactos ambientais. Entre eles, 67% afirmam fazê-lo para melhorar resultados de produtividade, enquanto 65% apontam recomendação técnica como motivação principal.
A pesquisa também revelou que há alguns obstáculos para adotar práticas que visam mitigar e diminuir os impactos das mudanças do clima, mas é restrita a uma parcela menor dos entrevistados. Entre os 31% que veem barreiras altas ou muito altas, 4% citam custos, falta de informação ou receio de baixo retorno, enquanto 27% apontam limitações ligadas ao acesso a apoio técnico, crédito ou confiança nos resultados.
A 9ª edição da pesquisa foi operacionalizada pela S&P Global, com 3.100 entrevistas presenciais, e teve 280 questões, percorreu 16 Estados, analisou 15 culturas agrícolas e quatro rebanhos de produção.







