Durante sessão ordinária na manhã desta terça-feira, 25, o deputado estadual Luciano Oliveira (PSD) fez um reconhecimento a Fundação Pró-Rim, instituição referência no tratamento de doenças renais no Tocantins. A homenagem celebra duas décadas de atuação dedicada à saúde pública e à vida de milhares de pacientes em todo o Estado.
Em discurso no pequeno expediente, Luciano ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela Fundação desde sua criação, em julho de 2005. “Como ex-prefeito, sou testemunha desse trabalho e vejo quantas famílias da nossa região precisam desse tratamento e suporte. Já são 20 anos servindo ao povo tocantinense. Só para ter uma ideia do tamanho do trabalho deles, foram 1 milhão e 300 mil atendimentos realizados de forma gratuita”, destacou o parlamentar.
A homenagem também contou com a presença de representantes da instituição e profissionais da saúde, que reforçaram o impacto social e humano da Pró-Rim. A enfermeira Nilielly, que atua na Fundação, falou sobre a rotina de quem convive diariamente com pacientes renais crônicos. “É muito gratificante fazer parte da Fundação Pró-Rim. São 20 anos com essa missão de salvar vidas. A rotina dos pacientes não é fácil, mas lá dentro eles encontram acolhimento e uma família. Passam mais tempo com a gente do que com os próprios familiares. Apesar da dor do tratamento, há muita satisfação e carinho”, relatou.
O médico nefrologista Dr. Antônio Amadeu, inscrito no CRM-TO 1314 e RQE-TO 568, também destacou o significado do reconhecimento feito na Assembleia Legislativa. “Esses 20 anos da Pró-Rim são 20 anos salvando vidas. Já ultrapassamos um milhão de atendimentos a pessoas com doença renal crônica no Tocantins. Esse reconhecimento reforça o compromisso de todos que trabalham por essa causa.”
À frente da instituição, o presidente da Fundação Pró-Rim, Maycon Truppel, celebrou o marco e apontou novos desafios. ” Foram mais de 500 mil atendimentos de hemodiálise nesses anos, e agora buscamos novos horizontes, como a construção de uma nova unidade e a implantação do transplante renal no Estado. Nosso papel é seguir oferecendo qualidade, prevenindo doenças renais e conscientizando sobre a doação de órgãos”, disse.
Ao encerrar, o deputado Luciano Oliveira reafirmou seu apoio às causas da saúde pública e o compromisso de seguir valorizando instituições que transformam vidas. “A Fundação Pró-Rim é um exemplo do que dá certo quando o trabalho é feito com amor, técnica e responsabilidade social. Esse reconhecimento é mais do que merecido”, concluiu.
Fundação Pró-Rim
A Fundação Pró-Rim realizou em Palmas nesses 20 anos, 556.447 sessões de hemodiálise; 591.171 exames; 160.822 atendimentos multiprofissionais; 3960 procedimentos cirúrgicos. Além disso, forneceu equipamentos, materiais médicos, insumos e serviços para a realização de 42.970 sessões de hemodiálise no HGP. Ao todo foram realizados 1.355.370 atendimentos. Os dados são de julho de 2005 a julho de 2025.







