Entre os dias 26, 27 e 28 de novembro, a Confere Música chega à sua 6ª edição levando uma maratona de oficinas e palestras ao Sebrae – Avenida LO 04, Q. 102 Norte, Plano Diretor Norte, em Palmas (TO). Gratuito e acessível em Libras, o evento mantém o foco na formação e no fortalecimento do mercado musical independente, conectando artistas, produtores e gestores a profissionais de referência nacional.
Criada na pandemia como um espaço de encontro e qualificação para a cena musical tocantinense, a Confere se consolida como plataforma dinâmica de conteúdo e conexões, integrando diferentes elos da cadeia da música independente e compartilhando conhecimento prático que impacta carreiras.
Programação
No dia 26/11, às 19h, a abertura fica por conta da palestra “Da composição ao clipe”, com a diretora criativa e empresária Pamella Gachido (SP). Com mais de 20 anos de atuação nos setores de cultura e entretenimento, Pamella é fundadora da Pedra Onze, agência cultural e selo musical dedicado ao gerenciamento de carreiras e projetos musicais. Ela assina direção executiva e artística de álbuns, shows e projetos audiovisuais, além de atuar como diretora, curadora e roteirista do programa “Caça Joia”, exibido no Canal Futura e no Globoplay.
Na quarta-feira, 27/11, às 19h, a advogada Ana Clara Ribeiro (PR/TO) conduz o workshop “Noções práticas de direitos autorais e proteção de marcas para artistas”. Especialista em Marcas, Publicidade, Entretenimento e Soluções Digitais na Baril Advogados (Curitiba-PR) e mestranda em Propriedade Intelectual e Inovação pelo INPI, Ana Clara atua como pesquisadora e palestrante nas áreas de indústrias criativas, marketing e comunicação. Também é crítica musical, com textos publicados em veículos como Remezcla e PopMatters, e passagens por Rolling Stone, Consequence, The Line of Best Fit, Noize e Tenho Mais Discos que Amigos.
Fechando a programação, na quinta-feira, 28/11, às 19h, a produtora cultural Luna Moreno (DF) ministra a oficina “Profissionalização na cena local: caminhos entre curadoria, produção e circulação”. De Brasília, Luna atua há 11 anos na produção cultural, com forte atuação na cena autoral e independente. Integra equipes de festivais como Favela Sounds e Cerrado Jazz Festival, além de já ter trabalhado com diversos artistas do DF. Foi produtora da Cervejaria Criolina (2019–2020), onde participou de mais de 280 eventos, e booker na Agência Let’s GIG, agenciando nomes como FBC, Rico Dalasam e Lucas Santtana. Compõe a curadoria do Festival CoMA (2018–2025) e do Cerrado Jazz Festival desde 2022, e em 2025 recebeu o Prêmio Profissionais da Música, na categoria Viraliza Brasília.
Vozes da organização
Para a jornalista e co-criadora da Confere Música, Cecília Santos, esta edição reforça o papel do projeto como espaço de formação continuada para quem trabalha com música no estado.
“A Confere nasceu para aproximar a cena autoral tocantinense de profissionais que vivem o mercado na prática. Nesta edição, queremos ir da composição ao clipe, passando por direitos autorais, marca e circulação. Nossa ideia é que cada encontro ofereça ferramentas concretas para que artistas e produtores possam estruturar suas carreiras e tomar decisões mais estratégicas”, afirma.
Já o jornalista e também co-criador Philipe Ramos destaca o impacto do evento na rede de música independente local.
“Mais do que três dias de atividades, a Confere é um ponto de encontro da cadeia da música independente. É onde surgem parcerias, novos projetos e ideias. Ao trazer profissionais de diferentes regiões, conectamos o Tocantins a circuitos nacionais e ajudamos a construir um mercado mais profissional, colaborativo e sustentável”, ressalta.
Realização e apoios
A Confere Música 2025 é realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PAAR 2024), do Ministério da Cultura, operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins.
O projeto conta com apoio do Sebrae Tocantins e de Ermenilde, tem a Toca FM como evento parceiro e é realizado pela Confere Música, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins, Governo do Tocantins, Sistema Nacional de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.
Toda a programação é gratuita e acessível em Libras. As informações completas sobre atividades e inscrições estão disponíveis nas redes sociais da Confere Música.







