As inscrições do Enem-USP, processo seletivo que tem como objetivo a seleção de candidatos para 1.500 vagas em cursos de graduação da Universidade de São Paulo com base nos resultados obtidos no Enem 2025, começam nesta segunda-feira (24/11) e vão até 19 de dezembro.
Estudantes do Ensino Médio ou curso equivalente que já concluíram ou que vão concluir no ano letivo de 2025 e que tenham prestado às provas do Enem deste ano podem realizar a inscrição. O processo é feito pela internet no site da Fuvest e o valor da taxa de ingresso é de R$ 11.
Para se registrar, o estudante deve informar:
- o seu número do CPF e outros dados pessoais;
- se deseja solicitar isenção da taxa de inscrição;
- se quer concorrer às vagas de Ações Afirmativas, além das vagas de Ampla Concorrência;
- área de interesse – Ciências Biológicas e da Vida; Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências Humanas e Sociais – e até três cursos dentro da respectiva área de conhecimento.
Ao término do cadastro, é gerado um boleto que deve ser pago até o dia do vencimento. Inscritos no vestibular Fuvest 2026 com isenção de taxa, candidatos das categorias EP-L1 e PPI-L2 e beneficiários do Cadastro único para Programas Sociais (Cadúnico) são isentos do pagamento.
Vagas por modalidade
Do total de 1.500 vagas, 684 serão reservadas para candidatos na modalidade de Ampla Concorrência (AC), 512 para estudantes de Escola Pública (EP) e 304 para estudantes Pretos, Pardos ou Indígenas (PPI).
Todos os candidatos concorrem para as vagas de Ampla Concorrência (AC). Durante o cadastro, contudo, eles também deverão informar se vão concorrer àquelas destinadas às Políticas de Ações Afirmativas.
São elas:
- AC – Ampla concorrência
Vagas para todos os candidatos, sem exigência de nenhum outro pré-requisito. - EP-L1 -Escola pública
Vagas destinadas aos candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras. - EP-L3 – Escola pública
Vagas destinadas aos candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras. - PPI-L2 – Pretos, pardos e indígenas
Vagas destinadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras. - PPI-L4 – Pretos, pardos e indígenas
Vagas destinadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras.
As inscrições abrem antes da divulgação das notas do Enem, mas servem para o estudante demonstrar interesse na vaga desejada.
Chamadas e matrícula
A Fuvest divulga as listas de convocados (chamadas) para ocupar as vagas em todos os cursos no site oficial. São 3 chamadas regulares além da Lista de Espera. O candidato deve acompanhar as convocações e estar atento às datas de matrícula.
A Lista de Espera destina-se ao preenchimento das oportunidades eventualmente não ocupadas após as chamadas regulares. O candidato classificado e não matriculado poderá manifestar interesse em participar da Lista de Espera na área do candidato do site da Fuvest.
Para garantir a vaga, é necessário realizar obrigatoriamente a primeira etapa de Pré-Matrícula Virtual e a segunda etapa de Efetivação de Matrícula Virtual, que acontecem em momentos diferentes.







