sexta-feira, 12 de junho de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

Coalizão Vozes do Tocantins participa de painéis, marcha pelo Cerrado e entrega carta ao Ministro Boulos na COP30

por Ascom
22/11/2025
em Tocantins
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
CompartilharCompartilhar

A Conferência do Clima da ONU reuniu delegações de mais de 190 países em Belém, no Pará, para debater caminhos para a crise global. A Coalizão Vozes do Tocantins por Justiça Climática, rede formada por quinze organizações da sociedade civil, esteve presente e participou de incidências como a Marcha pelo Clima, integrando o bloco do Cerrado, que reuniu organizações com atuação no bioma. Cerca de 70 mil pessoas participaram da caminhada. 

“O bloco do Cerrado na Marcha Global foi sobre chegar, ocupar e não aceitar mais o silêncio. O bioma é o coração das águas do Brasil e mesmo assim segue invisível. Os povos do Cerrado cansaram de esperar reconhecimento e proteção territorial. Agora a gente cria fato político, canta alto, mostra quem somos e a força dos nossos povos. Marchar coletivamente é resistência, mas também é alegria, ritmo, maracá, coco e raiz profunda que ninguém arranca. Hoje foi só o começo. Daqui pra frente: sem Cerrado, sem clima! E o mundo vai precisar ouvir”, afirma a secretária-executiva da Rede Cerrado, Ingrid Silveira.

ARTIGOSRELACIONADOS

Quebradeiras de coco babaçu recebem reconhecimento oficial como manifestação da cultura nacional - Foto: Dalvanilde Serra/Governo do Tocantins

Governo do Tocantins celebra reconhecimento das quebradeiras de coco babaçu como manifestação da cultura nacional

12/06/2026
Governo do Tocantins inaugura reforma do prédio em Taipas, onde estão instalados Adapec e Ruraltins. Foto: Majuh Sousa-Governo do Tocantins

Governador do Tocantins inaugura reforma da unidade da Adapec em Taipas

12/06/2026

Além da Marcha, a juventude das Vozes do Tocantins participou de painéis, deu entrevistas e se uniu à coordenadora do GT Cerrado da Frente Parlamentar Ambientalista, deputada Dandara (PT/MG), para entregar carta de demandas da juventude do Cerrado ao ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos. Na carta, se destacam a necessidade de regularização fundiária, a inclusão do Cerrado como Patrimônio Nacional, o fortalecimento de órgãos ambientais e de fiscalização, a ampliação de escolas agrícolas, acesso à assistência técnica rural, a valorização da ciência indígena, entre outros.

Pensar global, agir local

A reunião de nações na COP é como uma grande reunião de condomínio, em que é preciso acertar as regras de convivência para que todos possam ter seus direitos garantidos. Nesse contexto, é levada em consideração as responsabilidades comuns, mas diferenciadas, entendendo que existem países que poluíram historicamente, existem os maiores poluidores atuais e existem os países que em nada contribuíram para a crise atual.

Assim, a Coalizão ressalta a máxima “pensar global, agir local”, entendendo que a crise é um consenso científico e que o Estado do Tocantins possui sua parcela de responsabilidade, especialmente em garantir a qualidade de vida da população. “A crise climática já é uma realidade tocantinense. Precisamos garantir água, alimentação e saúde para evitar que sejamos os próximos refugiados climáticos. É urgente a redução do desmatamento, o controle e priorização da captação de água para consumo, a valorização da agricultura familiar diversificada e a sociobioeconomia como estratégia de adaptação”, comenta a mestranda em Ciências do Ambiente e representante da juventude da Coalizão, Sarah Tamioso.

O princípio de “pensar global e agir local” também orientou o Programa Vozes pela Ação Climática Justa (VAC), responsável por impulsionar a criação da Coalizão Vozes do Tocantins e mais 13 redes na Amazônia Legal, além de outras iniciativas em países do sul global. O programa encerrou suas atividades durante a COP30, reunindo representantes do Brasil, Tunísia, Quênia e Bolívia para troca de experiências e apresentação de resultados. Nos encontros, as representantes da Coalizão Vozes do Tocantins, Sarah Tamioso e Genifer Almeida, destacaram os trabalhos na formação de jovens, na comunicação e na incidência em políticas públicas.

Vozes que ocupam os espaços

Ao contrário de outras edições da Conferência do Clima da ONU, em que a COP se restringe aos espaços oficiais – Zonas Verde (livre) e Azul (credenciada) – toda a cidade de Belém se envolveu, reservou espaços e criou programações de debate como a Aldeia COP, a Cúpula dos Povos, a COP do Povo, a Casa Sul Global, entre outros. Nesse contexto, organizações levaram grandes delegações, como o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), que compõe a Coalizão Vozes do Tocantins por Justiça Climática.

“O ISPN levou mais de 50 pessoas à COP30, entre membros da equipe e lideranças de organizações de base e movimentos comunitários, porque considera essencial ocupar esse espaço com as vozes e perspectivas de povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares, que são os mais impactados pela crise climática e também protagonistas na conservação da biodiversidade. Ao garantir sua presença em debates, painéis e mobilizações, fortalecemos a diversidade de soluções que vêm dos territórios, suas agendas de acesso e garantias a direitos e ampliamos a incidência por justiça socioambiental e climática nos processos globais de decisão”, explica a diretora superintendente do ISPN, Cristiane Azevedo.

Vozes do Tocantins na COP30

A delegação tocantinense contou com apoio de diversas organizações, entre elas o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), Fundo Ecos, Projeto Bem Viver, Associação Onça D’Água, Fundo Casa Socioambiental, World Resources Institute (WRI), Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), União Europeia, Global Gateway, entre outros.

Estiveram presente a Associação Onça D’Água,  a Associação Comunitária de Artesãos e Pequenos Produtores de Mateiros (ACAPMM), a Associação Pyka Mex, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Centro de Trabalho Indigenista (CTI) e o Movimento Estadual de Direitos Humanos e Ambientais (MEDHA), além de representantes da juventude.

Anterior

Finais das regionais de Palmas serão neste sábado, 22

Próximo

Potência paralímpica: atletas do Tocantins acumulam 39 medalhas e quebram três recordes nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo

Próximo
Créditos: Ítalo Albert/Governo do Tocantins

Potência paralímpica: atletas do Tocantins acumulam 39 medalhas e quebram três recordes nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo

LEIA TAMBÉM

Esportes

Morre Brito, zagueiro campeão do mundo em 1970 e ícone da seleção brasileira

12/06/2026
Segurança

Polícia Civil deflagra contra grupo responsável por onda de violência em Miracema do Tocantins

12/06/2026
Tocantins

Governo do Tocantins celebra reconhecimento das quebradeiras de coco babaçu como manifestação da cultura nacional

12/06/2026
Tocantins

Governador do Tocantins inaugura reforma da unidade da Adapec em Taipas

12/06/2026
Tocantins

Pavimentação da TO-387: “Ligação entre Conceição e Taipas fortalece logística e economia regional”, afirma Dorinha

12/06/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Educação

Nova estrutura de 100 mil litros entra na fase final de construção e reforçará abastecimento de água no Câmpus de Palmas

12/06/2026
Educação

Pequi marca presença em banca sobre ecossistemas de inovação promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina

12/06/2026
Esportes

Homem é preso em flagrante pela PM por furto qualificado e resistência em Porto Nacional

12/06/2026
Economia

Saiba quais são os “vilões” que fizeram inflação subir 0,58% em maio

12/06/2026
Economia

Preços da construção civil sobem 0,36% em maio, diz IBGE

12/06/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Nova estrutura de 100 mil litros entra na fase final de construção e reforçará abastecimento de água no Câmpus de Palmas
  • Pequi marca presença em banca sobre ecossistemas de inovação promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina
  • Homem é preso em flagrante pela PM por furto qualificado e resistência em Porto Nacional

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Reservatório Central no Câmpus de Palmas da UFT. A nova estrutura integra as ações de fortalecimento da infraestrutura hídrica da universidade e contribuirá para ampliar a segurança e a regularidade do abastecimento de água na unidade. (Foto: Divulgação/UFT)

Nova estrutura de 100 mil litros entra na fase final de construção e reforçará abastecimento de água no Câmpus de Palmas

12/06/2026
O coordenador do Parque de Empreendedorismo, Qualidade Socioambiental e Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Tocantins (Pequi-UFT), Silon Procath, participa nesta sexta-feira, 12, da banca de avaliação das soluções desenvolvidas na disciplina Habitats de Inovação em Rede, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com o Sapiens Park e o Inpetu Hub (UFSC). O evento será on-line, com transmissão pelo canal da Via Estação de Conhecimento no YouTube, reunindo especialistas e profissionais da área para avaliar propostas voltadas ao fortalecimento de ecossistemas de inovação e ao desenvolvimento de soluções inovadoras. O coordenador do Pequi, Silon Procath, reforça a inserção do parque tecnológico em debates nacionais sobre inovação, empreendedorismo e desenvolvimento regional, além de ampliar o intercâmbio de experiências com instituições de referência no país. "Participar desta banca representa uma oportunidade de contribuir com iniciativas que buscam fortalecer os ecossistemas de inovação no Brasil. Os habitats de inovação desempenham um papel fundamental ao conectar conhecimento, empreendedorismo e desenvolvimento econômico, criando ambientes propícios para o surgimento de soluções que impactam positivamente a sociedade. Para o Pequi, essa troca de experiências com instituições e especialistas de diferentes regiões do país é essencial para fortalecer nossa atuação e ampliar as oportunidades de inovação e ao desenvolvimento sustentável do Tocantins e da região do Matopiba", pontua. O Pequi atua na promoção da inovação, do empreendedorismo e da transferência de tecnologia, com foco em áreas estratégicas como AgTechs, BioTechs e FoodTechs, áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Tocantins e da região Amazônica e do Matopiba.

Pequi marca presença em banca sobre ecossistemas de inovação promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina

12/06/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.