No último dia 18, o Colégio Albert Einstein, em Palmas, recebeu a visita ilustre do poeta e professor André Goveia, que foi a atração especial do sarau literário “Vozes do Cerrado: Cantos, Contos e Encantos do Tocantins“. Na oportunidade, Goveia participou de uma roda de conversa literária, onde falou um pouco da sua trajetória cultural e destacou a importância da leitura na formação intelectual dos alunos.
Valorização dos artistas
A professora Mauricéia Bastos da Silva, informou que o objetivo dessa iniciativa é o de valorizar os artistas, escritores e tradições culturais do Tocantins por meio de apresentações musicais, poéticas, teatrais, exposições visuais e dança, como também incentivar a leitura e o conhecimento da literatura local, promovendo a integração entre diferentes expressões artísticas (poesia, música, pintura, teatro, dança);
Credenciais do Autor
Natural de Tocantínia, André Goveia é escritor, poeta, professor de carreira da rede estadual, professor na Universidade da Maturidade (UFT/UMA), pedagogo, especialista em Gestão Educacional e Metodologias de Ensino, licenciado em Letras. Também, é Mestre em Educação. O autor integra os quadros de membro correspondente da Academia Gurupiense de Letras (AGL), da Academia Paraisense de Letras (APL) e da Academia de Letras de Araguaína (Acalanto), da Academia Capixaba de Letras e Artes dos Poetas Trovadores (ACLAPTCTC), bem como, da Academia de Letras e Artes de Goiás (ALG).
Participou do Anuário de Poetas e Escritores do Tocantins, nas edições de 2016, 2017, 2018 e 2019, bem como, da Antologia Veloso – 2020. Também está presente na coletânea Literatura Tocantinense (2020), organizada pelo professor Pedro Albeirice da Rocha.
Além de “Capim Dourado Poético”, Goveia é autor de mais outros cinco livros individuais no gênero poesia, sendo eles: “Recitando a Vida” (2018), “Poesias da Vida” (2019), “Hoje é dia de Poesia” (2020), “Poetizando Vidas” (2021) e “Versos Mágicos”, todos publicados pela Editora Veloso, de Gurupi.







