Os contratos futuros de soja iniciam o pregão desta terça-feira (18/11) em Chicago em 11,5125 por bushel, queda de 0,5%, após os papéis para dezembro fecharem em alta de 2,91% no último pregão. O movimento se deve à compra chinesa de cerca de 1 milhão de toneladas de soja dos EUA em 20 carregamentos, o que reacende o otimismo do mercado em relação ao comércio entre os dois países.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) informou nesta segunda-feira (17/11) que a colheita de soja nos EUA está 95% concluída, abaixo da média de 96% dos últimos cinco anos.
Milho
Os papéis de milho com entrega para dezembro, que ontem apresentaram uma recuperação parcial, sobem 0,25%, a US$ 4,3525 por bushel. Segundo a consultoria Granar, a valorização se deve a um relatório positivo sobre a inspeção de embarques dos EUA, reforçando a ideia de que as exportações estão progredindo com a agilidade necessária em uma safra que deverá ter um volume de produção sem precedentes nos Estados Unidos.
Trigo
O trigo para dezembro é negociado em baixa de 0,55%, a US$ 5,4125 o bushel, devido a compras de oportunidade de investidores. Além disso, a escalada das hostilidades na região do Mar Negro, onde a logística de exportação de ambos os países voltou a ser alvo de escrutínio, contribui para a valorização, segundo a consultoria. O limite para a alta se dá pela ampla oferta mundial do cereal.







