O Barcelona anunciou, nesta segunda-feira (17/11), que o time principal voltará a atuar no Camp Nou no próximo sábado (22/11), no jogo contra o Athletic Bilbao, pelo Campeonato Espanhol. A partida será a primeira no estádio desde que ele foi fechado para obras, em maio de 2023.
A volta encerra um período de mais de dois anos no qual o Barça mandou seus jogos no Estádio Olímpico de Montjuic. O clube utilizava a arena como solução temporária enquanto avançava no projeto de modernização do complexo esportivo.
No entanto, o retorno ao estádio não será total. As obras ainda estão em andamento e, por enquanto, ele funcionará com acesso limitado.
A reforma ampliará setores, modernizará instalações e permitirá que a arena atinja capacidade próxima de 110 mil torcedores. O investimento, de 1,5 bilhão de euros, foi viabilizado por financiamento internacional.
A decisão de antecipar o retorno foi tomada depois de inspeções técnicas e de um treino aberto realizado no início de novembro, que reuniu torcedores nas arquibancadas pela primeira vez desde o início das obras. O evento indicou que algumas áreas já estavam aptas para receber público em jogos oficiais.
O processo, porém, não foi simples. Ao longo do último ano, o clube enfrentou sucessivos adiamentos por motivos estruturais e por exigências das autoridades municipais, que ainda acompanham a liberação gradual das instalações.







