Após ser criticada por uma fala pedindo que advogados dos envolvidos nos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro de 2023 sejam investigados, a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) se manifestou nesta quinta-feira (13/11).
“Não falei o nome de nenhum de vocês. Sou apaixonada pela advocacia e a maior defensora que existe hoje no Congresso Nacional. No entanto, para alguns de vocês, não passarei pano! Ficarei ao lado dos seus clientes, talkey? Infelizmente, para a maioria deles, não há mais o que fazer, porque já tivemos o trânsito em julgado. Muitos de vocês desgraçaram a vida deles! Querem continuar? Vamos em frente, então,”, disparou a senadora.
O Movimento Advogados de Direita Brasil divulgou uma nota repudiando a senadora. “Repudiamos veementemente a fala da senadora Soraya Thronicke, que pediu a investigação dos advogados que atuam na defesa dos réus dos fatos de 8 de janeiro de 2023. Tal manifestação atinge frontalmente o direito de defesa, a independência da advocacia e os pilares do Estado Democrático de Direito.”
Na declaração que causou indignação nos defensores, a senadora afirmou: “Todo mundo que pegou o primeiro ônibus, estava tendo uma excursão de graça, pegou o primeiro ônibus sozinho, não conhecia ninguém. A narrativa se repete com réus de norte a sul do país, assistidos por advogados de todos os lugares do Brasil. Parece-me que há alguém ou um conluio por trás deste tipo de comportamento”, disse Thronicke.
A fala ocorreu durante a sabatina do procurador-geral da República, Paulo Gonet, nessa quarta-feira (12/11). Thronicke ainda insinuou que os advogados estariam escondendo seus clientes da Justiça.







