Os professores Maria Santana e Marcelo Leineker tomarão posse nesta quinta-feira, 19, às 19 horas como reitora e vice-reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Eles foram eleitos pela comunidade acadêmica no dia 29 de maio.
1ª REITORA NEGRA
Para a universidade, a posse marca um capítulo importante na história da UFT, já que Maria Santana é a primeira reitora negra da instituição. “Em uma universidade que mantém políticas de ação afirmativa para estudantes indígenas e quilombolas, sua chegada à Reitoria reforça o compromisso da UFT com a diversidade, representatividade e pluralidade — princípios que têm guiado sua expansão e atuação no território tocantinense”, afirmou a universidade em nota à imprensa.
PERFIL
A nova reitora ingressou na UFT em 2011, como docente do curso de Pedagogia e, ao longo dos anos, ocupou diferentes funções de gestão. À frente da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (2016–2025), liderou ações que fortaleceram o tripé universitário, ampliaram a presença da Instituição no território e consolidaram políticas de enfrentamento ao racismo, ao assédio e às desigualdades. Também impulsionou a curricularização da extensão e a articulação com órgãos públicos, movimentos sociais e organizações da sociedade civil.
Doutora em Educação pela Universidade de Brasília, é professora do curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas. Coordenou o Forproex/Norte e participou de redes nacionais ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). (Com informações da assessoria de comunicação da UFT)







