Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins
O secretário de Estado da Educação, Hercules Jackson, participou nesta terça-feira, 11, do Seminário Final da Rede Colaboração Tocantins (RCT), realizado no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em Palmas. O encontro marcou o encerramento das ações de 2025 e reuniu gestores, técnicos, formadores e parceiros institucionais da educação tocantinense, com o objetivo de consolidar o trabalho conjunto entre o Estado e os municípios na implementação e monitoramento dos planos municipais de educação.
Na abertura do evento, o secretário Hercules Jackson destacou a importância do trabalho articulado entre os entes federativos e ressaltou os avanços conquistados pela Seduc em parceria com os municípios.
“Um grande exemplo do sucesso do trabalho colaborativo é o Alfabetiza Mais, esse programa de formação que contempla as redes municipais fortalecendo a educação desde a base. O Governo do Tocantins busca essa participação efetiva, para andar de mãos dadas com as gestões dos municípios no apoio estrutural, mas também na proposição de soluções para que a educação tocantinense possa de fato crescer. Na nossa gestão não nos furtaremos do compromisso de trabalhar e fazer a educação avançar, incluindo a valorização dos profissionais, área em que já temos importantes avanços como a aprovação do PCCR e a prorrogação do concurso”, enfatizou.
O coordenador geral da RCT, Leonardo Vitor dos Santos, reforçou a importância da atuação conjunta entre as instituições. “Trabalhar em rede é contribuir com a melhoria nos processos de gestão, ensino e aprendizagem, e a Seduc tem uma participação fundamental, pois o município sozinho não consegue resolver os problemas da educação. Esperamos que a Secretaria continue engrandecendo a rede e nos apoiando”, afirmou.
O trabalho em rede também foi destacado pelo secretário de Educação de Alvorada e presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/TO), Humberto Castilho. “A Educação se faz a muitas mãos, e a Seduc é uma grande parceira dos municípios. Sabemos o quanto é importante esse apoio, a exemplo do Alfabetiza Mais Tocantins. A rede de colaboração é fundamental para fortalecer as bases e unir todos que querem o melhor para a educação do nosso estado”, pontuou.
Representado o Ministério da Educação (MEC), a coordenadora de formação, Leda Regina Bittencourt da Silva, elogiou a iniciativa tocantinense. “A Rede de Colaboração do Tocantins tem se constituído como uma política de Estado. É um excelente exemplo de como entes federativos e universidades podem trabalhar em cooperação”, destacou.
Programação
A coordenadora do Prisme, Rosilene Lagares, destacou que o seminário representa um momento de conclusão e reflexão sobre o futuro da educação. “Durante esses dois dias, vamos discutir temas históricos da educação brasileira, como o Sistema Nacional de Educação, o Plano Nacional de Educação e o regime de colaboração, que irão pautar os próximos anos. A equidade também terá centralidade no trabalho da RCT, tanto no Prisme quanto no EducaTO”, enfatizou.
Durante o evento também foram assinados os Termos de Colaboração e Adesão, que garantem a continuidade das ações da Rede Colaboração Tocantins em 2026. A programação segue até o dia 12 com palestras, painéis e minicursos e oficinas pedagógicascom foco no planejamento, acompanhamento e aprimoramento das práticas de gestão e ensino nas redes municipais.





