Na próxima segunda-feira, 17, o Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), iniciará um mutirão de atendimentos voltado à regularização fundiária em Taguatinga, no sudeste do estado. Os atendimentos vão ocorrer até o dia 1° de dezembro.
O mutirão vai contar com quatro equipes de trabalho. Três delas realizarão vistorias técnicas e ocupacionais em propriedades com processos de regularização fundiária em andamento. As propriedades em que serão realizadas as vistorias estão localizadas nos loteamentos Taguatinga 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 8ª, 9ª e 10ª etapas.
A quarta equipe estará no escritório regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), localizado na Praça Waldemar Carlos de França, no centro da cidade. No local, serão realizados atendimentos para esclarecimento de dúvidas sobre o processo de titulação, resolução de pendências, recebimento de documentos e outras ações relacionadas à regularização fundiária. Os atendimentos ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Excepcionalmente na segunda-feira, 17, os atendimentos serão realizados das 14h às 18h. Já no dia 1º de dezembro, haverá atendimento apenas no período da manhã, das 8h às 12h.
A expectativa é que o mutirão viabilize o andamento de cerca de 180 processos de regularização fundiária atualmente em tramitação. “É um compromisso deste instituto, com o apoio do Governo do Tocantins e em parceria com o Ruraltins, levar as políticas fundiárias a todos os municípios tocantinenses, com o objetivo de garantir o direito à terra, promover segurança jurídica e assegurar dignidade às famílias beneficiadas”, destacou o presidente do Itertins, Herbert Brito (Doutor Buti).
A iniciativa busca atender diretamente as famílias da zona rural do município, tanto na cidade quanto em suas propriedades, evitando deslocamentos até a sede do órgão em Palmas, localizada a 447 km de Taguatinga.






