Localizada no centro histórico da primeira capital, Miracema, próxima ao caudaloso Tocantins, uma rua se destaca pelo pioneirismo de seus moradores e grande tradição.
Quem observa a foto da capa, à esquerda da Avenida Tocantins rumo ao Ponto de Apoio, imagina que seu nome seria Rua da Paz, afinal, parece adormecida já as cinco da tarde.
MOTIVAÇÃO
Foi justamente o registro feito por um morador ilustre que motivou esta matéria, embalado por memórias de um passado longínquo e saudoso.
TRATA-SE…
Da Rua Bela Vista, que um dia foi chamada de Rua da Tripa devido uma moradora que antigamente comercializava tripas para serem usadas na confecção de linguiças caseiras de porco, alimento muito apreciado até os dias de hoje na grande Miracema.
O “APELIDO” PEGOU…
Devido a uma outra senhora vizinha, que não admitia essa denominação, pois, entendia, que não caia bem, se sentia ofendida pelo termo; sabendo disso, os jovens à época como era comum nesses casos, quando a viam na porta de sua casa gritavam o nome da rua motivando uma resposta violenta e impublicável por parte dela.
CONTRASTE
Quem vê o silêncio e ausência de pessoas ao cair da tarde em 2025, não imagina que justamente nessa hora, na então Rua da Tripa da velha Miracema do Norte, era horário de “rush” em tempos idos.
A rua sem asfalto era invadida por meninos e meninas que aproveitavam para jogar e brincar até o sol desaparecer, e a lua pintar sobre o Rio Tocantins avisando que era hora de voltar pra casa e tomar banho, em que pese muitos resistirem dando trabalho aos pais para se “assearem” antes de jantar e dormir.
ALIÁS…
A grande quantidade de crianças, era uma outra característica peculiar da Rua da Tripa; Famílias numerosas de dez, oito, doze filhos era perfeitamente normal naqueles tempos, afinal, a noite não tinha muito o que fazer.
CONTA-SE QUE…
Certa vez, um desses vendedores ambulantes de bacias, baldes, colher de pau, gamela (recipiente de madeira onde a carne de porco era cortada para encher as tripas da linguiça) e outras bugigangas ia passando, e ao observar tantos meninos resolveu contá-los chegando ao número de vinte e um em uma calçada apenas.
A Rua da Tripa/Bela Vista é histórica e cheia de estórias, habitada por gente de valor e honesta até os dias atuais, uma Rua importante que merece nosso respeito por tudo que ela representou para a Miracema do Norte e representa para a Miracema do Tocantins.
PROPAGANDA NÃO É GASTO, É INVESTIMENTO!!!
ANUNCIE NO PORTAL LJ/PROGRAMA LEAL JUNIOR E COLHA OS FRUTOS DE UMA PROPAGANDA VISTA E OUVIDA POR MILHARES DE PESSOAS DIARIAMENTE. VENDA MAIS! ENTRE EM CONTATO: (63) 98454.2348





