O ministro da Educação, Camilo Santana, informou neste domingo (9/11) que 3.240 candidatos foram eliminados no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025. Apesar disso, segundo ele, a prova foi aplicada sem grandes intercorrências e com um índice de abstenção de 27%, similar ao de 2024, quando 26,6% dos inscritos não compareceram.
As eliminações se deram por motivos, como: porte de equipamentos eletrônicos, saída antecipada do local de prova, uso de materiais impressos e descumprimento das orientações dos fiscais.
De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, uma pessoa foi presa durante a aplicação da prova, mas o caso não teve relação direta com o exame.
Primeiro dia do Enem 2025
As provas do Enem foram aplicadas em 1.804 municípios em todo o país. O segundo dia de provas ocorrerá no próximo domingo, dia 16 de novembro.Play Video
Neste primeiro dia, os candidatos tiveram 5 horas e 30 minutos para responder a 90 questões objetivas, referentes à área de Linguagens e Ciências Humanas, e uma redação em língua portuguesa.
As questões deste domingo abordaram: língua portuguesa; literatura; língua estrangeira (inglês ou espanhol); história; geografia; filosofia e sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.
O tema da redação deste ano foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
Datas diferentes
Três municípios do Pará terão agenda de aplicação de prova diferenciada. Belém, Ananindeua e Marituba farão, excepcionalmente, a aplicação nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
A medida visa atender melhor os estudantes dessas localidades, em razão dos impactos logísticos da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá no estado no período da aplicação do exame em âmbito nacional.
Outra localidade que terá data diferenciada é Rio Bonito do Iguaçu, cidade paranaense que foi destruída por um tornado na sexta-feira (7/11). Quase totalidade da estrutura urbana do município foi danificada.
As provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro de 2025.







