O Programa Universidade Para Todos (ProUni), do Governo Federal, pode ser a opção para quem quer fazer um curso superior em universidade particular. Para o primeiro semestre deste ano, o programa vai ofertar mais de quatro mil vagas no Tocantins e as inscrições terminam nesta sexta-feira (2).
Apesar de ter diversos critérios a serem cumpridos, quem aproveitou a chance de se enquadrar no programa teve a oportunidade de realizar um sonho. É caso de Carla da Silva Feitosa, que se formou recentemente em direito por meio do ProUni.
“Meus pais não teriam condições de arcar com toda a mensalidade, até porque o curso tem a mensalidade mais alta, é mais visado. Então na época o ProUni foi uma saída para que eu conseguisse ingressar na faculdade de direito e realizar o sonho de ter uma graduação numa faculdade tão boa que disponibiliza um leque gigante”, afirmou a bacharel, destacando que vale a pena o esforço e dedicação.
A estudante Sophia Paiva de Araújo pretende cursar medicina e já está de olho nas bolsas de estudo. “Meu objetivo é passar em medicina e eu acabei de terminar o ensino médio e sempre fui estudante de escola pública. Esse ano estou aqui tentando e vou tentar até conseguir”, disse Sophia, que não perde a esperança.
O ProUni oferece bolsas parciais e integrais para cursos de graduação em instituições particulares. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), para conseguir uma das 4 mil vagas, é preciso se atentar ao prazos do programa.
“Poderão se inscrever as pessoas que tenham participado do processo seletivo do Enem nos anos de 2022 e 2023, elas deverão ter uma nota média de 450 pontos, não pode ter zerado na redação e também tem que verificar o critério de renda. Porque, por exemplo, se essa pessoa for participar de um processo seletivo para uma bolsa de 100%, a renda que é verificada é de um salário mínimo e meio por pessoa do grupo familiar”, explicou Jaquellyne Araújo, coordenadora do Fies e ProUni de uma universidade particular de Palmas.
Ela ainda ressaltou que quem tentar as bolsas de 50% da mensalidade, a renda verificada é de até três salário mínimos por pessoa da família.
O programa pode ser a oportunidade para estudantes que querem entrar no ensino superior mas esbarram no valor das mensalidades.
Para se inscrever, o interessado deve acessar o site Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Clique aqui. O resultado da primeira chamada deve sair na segunda-feira (6).
No segundo semestre, o estado poderá contar com 3.678 vagas no programa. No Brasil, segundo levantamento parcial do MEC, o Prouni já tem mais de 900 mil inscrições. Os cursos de medicina, direito e psicologia são os mais procurados.
Comentários sobre este post