Os municípios tocantinenses vêm enfrentando um cenário de contração orçamentária e sendo obrigados a frear investimentos, mas isso não impediu que a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, dê continuidade a inúmeros projetos e obras que vem transformando a cidade e a vida de seus moradores. São obras estruturantes, modernização urbana, avanços sociais e desenvolvimento econômico que colocaram a cidade em um novo patamar.
“Não é um momento fácil para a administração pública em geral, e nossa solidariedade está com todos os gestores que enfrentam este cenário. Gurupi também sofreu impacto com a redução do repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), em torno de R$ 15 milhões na receita municipal deste ano. Além disso, fomos impactados com a queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)”, explicou a prefeita.
Josi Nunes lembra que está em diálogo com o governo estadual para buscar soluções que visam minimizar a situação. “Apesar de suspendermos a realização de eventos, realizamos cortes no quadro de servidores e outras medidas para garantir o equilíbrio fiscal, Gurupi segue com mais de 44 obras ativas, pois o que vem fazendo toda a diferença na nossa administração é o compromisso inegociável com o planejamento. Este resultado é fruto de um trabalho de equipe focado em aplicar bem cada centavo do contribuinte”, explica.
Planejamento rigoroso
Ainda analisando todo o quadro, Josi defende que o êxito da gestão municipal não é casual. Ele é resultado direto de um planejamento orçamentário rigoroso e de uma administração fiscal eficiente, que priorizou o equilíbrio das contas e a otimização dos recursos desde o início de sua gestão, em 2021. Essa visão estratégica permitiu antecipar desafios e manter a saúde financeira do município.
A responsabilidade na aplicação dos recursos garante que os serviços essenciais à população sejam mantidos e, mais importante, que os investimentos em áreas prioritárias, como saúde, educação e infraestrutura, não sejam paralisados. Essa estabilidade administrativa se traduz em confiança para a comunidade e para os investidores locais.
“A modernização da nossa frota de transporte escolar era uma necessidade urgente. Agora, nossos alunos terão mais segurança e conforto no trajeto diário para as escolas”, afirmou a prefeita.





