Considerada uma das principais potências da indústria cinematográfica internacional, a atriz Viola Davis completa 60 anos nesta segunda-feira (11). Considerada uma EGOT, sigla que se refere a um artista que vence o Emmy, Grammy, Oscar e Tony, a estrela se consagrou diante de atuações memoráveis e versáteis.
Com quatro décadas de carreira, Davis traçou sua própria trajetória no cinema, na TV e no teatro. Hoje, também atua frente a programa de mentoria, como a Ashé Bahia, com forte atuação no Brasil, país do qual já demonstrou carinho por inúmeras vezes.
Para celebrar a data, a CNN reuniu abaixo cinco produções estrelas por Viola Davis. Veja:
“Viúvas”
No suspense com direção de Steve McQueen, Davis dá vida a Veronica, líder de um assalto com o intuito de pagar as dívidas deixadas pelo marido morto. Na companhia de Michelle Rodriguez e Elizabeth Debicki, o público acompanha uma história carregada de tensão e emoção.
“Histórias Cruzadas”
Embora já tenha lamentado interpretar a emprega doméstica Aibileen Clark no longa, justamente pela descrição simplista das relações raciais no Mississipi dos anos 1960, Viola foi figura central na obra ambientada em pleno movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos.
“How to Get Away With Murder”
De 2014 a 2020, a atriz estrelou o drama jurídico “How to Get Away With Murder” (Como Defender um Assassino), de Peter Nowalk, no papel de Annalise Keating, uma professora e advogada de defesa criminal que se envolve em um caso de assassinato junto com cinco de seus alunos.
“A Voz Suprema do Blues”
No longa, o telespectador acompanha Viola no papel de Ma Rainey, a “Mãe do Blues”, na gravação de um álbum acompanhada do clima de tensão entre seu trompista Levee (Chadwick Boseman) e a gerência branca que quer determinar a controlar cada um de seus passos.
“A Mulher Rei”
Em “A Mulher Rei”, de 2022, Viola viveu Nanisca, uma líder das Agojie, um grupo de elite de mulheres guerreiras do Reino de Daomé – um dos locais mais poderosos da África no século 19. Durante o período, elas combateram os colonizadores franceses, tribos rivais e todos aqueles que tentavam escravizar seu povo e destruir as terras.